15 dezembro 2012 | Massagem Shantala – por Iverly Maccari

Massagem para bebêsEssa técnica milenar tem suas bases na medicina Ayurvédica (tradicional na Índia) e foi introduzida no Ocidente pelo médico obstetra francês Frédérick Leboyer na década de 70.

Os benefícios da estimulação tátil têm sido objeto de pesquisas no mundo inteiro, indicando sua importância para a saúde física e emocional da criança. Trata-se principalmente de um excelente recurso para reforçar o vínculo mãe/ bebê – pai/ bebê.

Através da massagem, o bebê revive sensações presentes na vida intra-uterina, sentindo segurança e proteção. Os pais, através dos movimentos da massagem, podem interagir com a criança e ao mesmo tempo proporcionar relaxamento, bem-estar, prevenir e aliviar as cólicas comuns nas primeiras semanas de vida.

Os bebês podem ser massageados diariamente já a partir do primeiro mês e desfrutar dos benefícios de sua atuação na musculatura, nas articulações e por conseqüência no desenvolvimento motor.

Reservar 15 minutos de seu dia para esse ritual de gestos, olhares e carinho certamente fortalecerá os pais na relação de troca com o bebê, que levará essas lembranças para todas as fases de sua vida.

Iverly Maccari – Educadora graduada pela Usp, com formação em Psicologia da Educação e Terapia Corporal. Aprimoramento no Curso de Relações Parentais e o primeiro ano de vida do bebê no Instituto Sedes Sapientiae. Capacitação em atendimento ao aleitamento materno pelo GAMA.

Contato: 3464-0753/ 9611-5421. E-mail: iverlymb@terra.com.br

Leave a Reply

VOLTAR